sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Evoé Música nas Escolas!!!

Certa vez, fui levar uma aluno da escola que eu trabalhava ao Aeroporto (hoje Tom Jobim) para embarcar para África do Sul. O menino havia se classificado para uma competição internacional, entre tantos garotos que tentam chegar lá, onde merecem. Quando já estava saindo encontrei o Hermeto Pascoal, com quem já havia conversado uma vez. Ainda comovido com a Ida do Jaime, para competição, fiz uma rápida entrevista com o mais completo músico vivo que o universo já produziu. Perguntei para ele se podia dar um depoimento sobre a importância do aprendizado da música na escola. Ele, também animado, e com toda aquela simplicidade, respondeu: -"o Eduardo, a música é uma construtora de coisas boas... é preciso incentivar o aprendizado dos instrumentos, a brincadeira com eles aprendendo... e depois, ninguém vai estar nas ruas fazendo o que não deve"...
Agora, com a aprovação da obrigatoriedade do ensino da música nas escolas, que as prefeituras ainda tem 3 longos anos para implementar, quem sabe a gente possa ver as palavras do grande HERMETO transformadas numa das formas de vencer a violência e o descaso social. A música não é a grande salvadora do mundo, mas torna tudo melhor. Seja em Saraievo passado, no Rio atual, a LINGUAGEM MUSICAL está acima de toda Babel e fala ao coração das feras dentro e fora do compasso.

C r o n i q u e t a


"Alergia ao Gato"

Ontem, numa inesperada conversa captada dentro da kombi, que todos os dias me aperto para chegar ao trabalho, foi revelada uma moral muitas vezes despercebida. A corversa surgiu em meio a situação do tempo. A temperatura quente parecia favorecer "o desembuchar coletivo". Sem os tradicionais paralelismos, esviazamentos retóricos desnecessários, o condutor foi desembuchando... Depois da fala da passageira do meu lado, que resmungou do calor que fazia, ele disse: "- lá em casa, coloquei ar-condicionado, mas não posso usar porque o meu filho é alérgico'. A moça lhe respondeu, que no verão ela cortava carne, queijo, passeio e a compra de roupas "para não passar sem ar-condicionado". Ele, então, decepcionado ao extremo concluiu: "-Não é problema o dinheiro não... Tenho um gato... Prosseguiu, ainda, conduzindo a fala: "- não posso é usufruir do ar fresquinho." - Lamuriou.