domingo, 3 de maio de 2009

O TEATRO DO OPRIMIDO ESTÁ VIVO!


Acabo de saber do passamento de AUGUSTO BOAL.

O TEATRO DO OPRIMIDO ÉM UM ANTIDOTO QUE PRECISA SER MANTIDO CONTRA A MEDIOCRIDADE E OS ABUSOS DE SEMPRE!

OBRIGADO BOAL!!!
Augusto Boal nasce em 1931, no bairro da Penha, Rio de Janeiro. Desde criança escrevia, ensaiava e montava suas próprias peças nos encontros de família. Sua formação em Engenharia Química torna-se paralela à pesquisa, à criação de textos teatrais lidos e comentados por Nelson Rodrigues. Estuda na Columbia University com John Gasner e assiste às montagens do Actor’s Studio. Em 1956, Boal volta ao Brasil a convite de Sábato Magaldi e Zé Renato para dirigir o Teatro de Arena de São Paulo. O grupo provoca uma revolução estética no teatro brasileiro nos anos 50 e 60. Através do Seminário de Dramaturgia, do Laboratório de Interpretação e das diversas montagens, o Teatro de Arena contribui vigorosamente para a criação de uma dramaturgia genuinamente brasileira. A partir 1964, a Ditadura Militar inicia a perseguição a todos os indivíduos e grupos de artistas com preocupações sociais e políticas. Em 1968, vem o AI-5 que aperta ainda mais o cerco. Em 1970, O Núcleo Dois do Arena inicia os primeiros experimentos do Teatro-Jornal, o embrião do Teatro do Oprimido. Em fevereiro de 1971, Augusto Boal é preso, torturado e exilado. Passando a residir na Argentina, de 1971-1976, dirige o grupo “El Machete” de Buenos Aires e monta, de sua autoria, “O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas”, “Torquemada” (sobre a tortura no Brasil) e “Revolução na América do Sul”, iniciando intensas viagens por toda a América Latina, onde começa a desenvolver novas técnicas do “Teatro do Oprimido”: Teatro-Imagem, Teatro-Invisível e Teatro-Fórum.Em 1976 muda-se para Lisboa, onde dirige o grupo “A Barraca”. Dois anos depois é convidado para lecionar na Université de la Sorbonne-Nouvelle. Em Paris, cria o Centre du Théatre de l´Opprimé-Augusto Boal, em 1979.Trabalha em muitos países europeus e desenvolve as técnicas introspectivas do Teatro do Oprimido: o Arco-Íris do Desejo. Antes de regressar definitivamente ao Brasil, monta no Rio de Janeiro “O Corsário do Rei” (de sua autoria, letras de Chico Buarque, música de Edu Lobo) e “Fedra” de Racine, com Fernanda Montenegro.A convite do então Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, professor Darcy Ribeiro, Boal volta ao Brasil em 1986 para dirigir a FÁBRICA DE TEATRO POPULAR. O objetivo era tornar a linguagem teatral acessível a todos, como estímulo ao diálogo e à transformação da realidade social.Ainda em 1986, junto com artistas populares, cria o Centro de Teatro do Oprimido – CTO-Rio, para difundir o Teatro do Oprimido no Brasil.No CTO-Rio, desenvolve projetos com ONG´s, sindicatos, universidades e prefeituras. Em 1992, candidata-se e é eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo PT (Partido dos Trabalhadores), para fazer Teatro-Fórum e, a partir da intervenção dos espectadores, criar projetos de lei: é o Teatro Legislativo.Após transformar o espectador em ator com o Teatro do Oprimido, Boal transforma o eleitor em legislador. Utilizando o Teatro como Política, em Sessões Solenes Simbólicas, encaminha à Câmara de Vereadores 33 projetos de lei, dos quais 14 tornam-se leis municipais, entre 1993 a 1996.A partir de 1996, fora da Câmara dos Vereadores, Boal e o CTO-Rio seguem na consolidação do Teatro Legislativo Em 1998, conseguem o apoio da Fundação Ford, para a criação de grupos comunitários de Teatro do Oprimido. Boal também realizou diversas Sessões Solenes Simbólicas, de Teatro Legislativo, no exterior: no “Great London Council” - Londres, com a participação de escritores como: Lisa Jardine, Tarik Ali, Paul Heller e advogados dos Tribunais de Londres; em Bradford, na Câmara Legislativa da cidade, sobre questões relativas aos portadores da Síndrome de Down; na Sala da Comissão de Justiça do Rathaus (Prefeitura) de Munique, com apoio da Sociedade Paulo Freire.Em 1999, transforma a ópera “Carmem” de Bizet em SAMBÓPERA, uma experiência inovadora que traduziu as músicas originais para ritmos genuinamente brasileiros. Carmem ficou em temporada no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Em julho de 2000, estreou em Paris. Em 2001, “La Traviata” é montada também como SAMBÓPERA e faz circuito no Rio de Janeiro.Sua mais recente pesquisa é a Estética do Oprimido, programa de formação estética que integra experiências com o SOM, PALAVRA, IMAGEM e ÉTICA. A Estética do Oprimido tem por fundamento a crença de que somos todos melhores do que pensamos ser, e capazes de fazer mais do que aquilo que efetivamente realizamos: todo ser humano é expansivo.Augusto Boal é autor de diversas obras literárias lançadas nos mais diversos idiomas, além de colecionar um arsenal extraordinário de prêmios e honrarias. A principal criação de Augusto Boal, o Teatro do Oprimido, é hoje uma realidade mundial, sendo a metodologia teatral mais conhecida e praticada nos cinco continentes.Augusto Boal é um artista em plena atividade!
boal@ctorio.org.br

Obras de Augusto Boal “JaneStipfire” – edição revisada - Civilização Brasileira – 2003“O Teatro como arte marcial” – Garamond – 2003"Hamlet e o filho do padeiro" - Civilização Brasileira – 2000Jogos para atores e não atores - Civilização Brasileira – 1999Teatro Legislativo Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996Aqui Ninguém é Burro! Rio de Janeiro: Revan, 1996O Suicida com Medo da Morte Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992Duzentos Exercícios e Jogos para Ator e Não-Ator com Vontade de Dizer Algo através do Teatro - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991O Arco-Iris do Desejo - Rio de Janerio: Civilização Brasileira, 1990Teatro de Augusto Boal 2 São Paulo: HUCITEC,1986Teatro de Augusto Boal 1 São Paulo: HUCITEC,1986O Corsário do Rei Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas- RJ: Civilização Brasileira, 1985Stop C’est Magique Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980Milagre no Brasil Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979Murro em Ponta de Faca São Paulo: HUCITEC, 1978Jane Spitfire Rio de Janeiro: DECRI,1977Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular, São Paulo:HUCITEC, 1975Crônicas de Nuestra América, São Paulo: CODECRI, 1973Categorias de Teatro Popular Buenos Aires:Ediciones CEPE,1972Arena conta Tiradentes São Paulo: Sagarana,1967

Prêmios recebidos por Augusto Boal 2003: Proclamation – City of New York – Theater of the Oppressed Day – 27 de maio2003 Título de ECO-CIDADÃO, Prefeitura de Macaé2001: Doctor Honoris Causa in Literature, University of London, Queen Mary, UK2000: Montgomery Fellow, Dartmouth College, Hanover, USA2000: Doctor Honoris Causa in Fine Arts, Worcester State College, USA2000: Proclamation of the City of Bowling Green, Ohio. USA1999: HONRA AO MÉRITO, União e Olho Vivo, 1999-12-071998: PREMI D´HONOR, Institutet de Teatre, Barcelona, Spain1998: PREMIO DE HONOR, Instituto de Teatro, Ciudad de Puebla, México1997: Prix du Mérite, Ministère de la Culture de l´Egypt1997: Lifetime Achievement Award of Americam - As of Theatre in Higher Education1996: Cultural Medal - Götemborg University1996: Doctor Honoris Causa - in Human Letters - Nebraska University1995: The Best Special Presentation - Manchester News -UK1995: Prix Culturel - Institut Fuer Jugendarbeit - Gauting - Baviera 1995: Outstanding Cultural Contribution, Queensland University of Technology 1994: Medalha Pablo Picasso da Unesco 1994: Prêmio Cultural Award da cidade de Gavle-Suécia 1981: Officier des Arts et des Letras- Condecoração - France 1971: Prêmio Obie Award -Feira Latino Americana de Opinião - Estados Unidos1967: Prêmio Moliére pela criação do Sistema Coringa, Brasil 1965: Prêmio Moliére Para o espetáculo Mandragora de Maquiavel, Brasil1962: Prêmio Padre Ventura, melhor diretor do ano, São Paulo, Brasil














Uma Mensagem Para Um Cara extraordinário!!!!




"NADA PODE SE PERDER NUMA TRILHA BEM USADA"



Por uma questão de respeito e admiração esta mensagem vai para um amigo meu. Não digo o nome do figura. Vou chamá-lo de amigo. Ele, afinal, é o meu melhor amigo. Um cara de muito talento musical, um guitarrista amante da qualidade musical e profundo conhecedor do jazz. O cara está passando por um grande aprendizado. Também estou na mesma trilha dele como um companheiro de viagem .

O MEU AMIGO teve que tocar com muita gente ruim recentemente .


Numa banda, cujo o fundador é um baterista medíocre, também dono de uma empresa, que leva o nome da "banda". Um sujeito mesquinho e perigoso, que enrriqueceu rapidamente "nesse tempo" de velocidade e cinismo, conforme o diagnóstico preciso do escritor Antonio Torres para DAR UM FORMATO ao que todos de alguma forma estamos metidos até a alma.


Um tempo de mediocridade e também, claro, de uma enorme concentração de poder e grana nas mãos de muito pouca gente.
Alguns inegavelmente bem estúpidos e seguidos por um bom grupo de puxa sacos! Os mesmos de sempre, naturalmte, ampliados por novos ricos, mais puxa sacos, frequentadores das mesmas frequesias onde circulam as louras turbinadas, rebolados e papinhos imbecis! Mas, bom, essa é a história de sempre...NO CASO deste meu amigo, o patrão dele tinha avião paricular, empresa de grande porte na linha de aves e imóveis, muitos imóveis e poder, uma porção considerável nas mãos do pateta que tem cara de linguiça.


O dono dessa "banda" explora os músicos pagando-lhes mensalmente a quantia de 400 merrecas por mes, para representar a "EMPRESA" dele, em troca de patrocínio por shows que acontecem regados a lixo da JOVEM GUARDA putrefada. O meu amigo saltou dessa furada, que além de pagar muito pouco, estava fazendo o meu amigo desaprender! Ainda bem, que saltou desse galinheiro! Valeu meu irmão! NADA PODE SE PERDER NUMA TRILHA BEM USADA!


Vamos deixar a vida reunir os caminhos outra vez! Quanto ao linguica man, deixa pra lá... deixa o cara continuar quebrando baquetas em vão...


SORTE!

...e um GRANDE ABRAÇO MEU!