segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Uma Experiência fascinante!


Ao completar pouco mais de 1 ano da ÚLTIMA BIENAL DO RIO, onde tive a oportunidade de trabalhar no stand do IMS- Institito Moreira Sales, não me custou recordar esse curto período de maravilhosas lembranças quando pegava a barca sábado em direção a UFF.
Logo me peguei rindo de situações acontecidas durante o evento. a MINHA EXPERIÊNCIA BREVE COMO VENDEDOR DE LIVROS,

foi completa em todos os sentidos. Assisti a palestra "O AMOR LÍQUIDO", com Bernardo Ajzenberg, revi velhos fotógrafos e jornalistas do tempo de JB, amigos professores, CONVERSEI com escritores que admiro, como a Lígia Fangundes Telles e ainda ganhei dinheiro ao lado de companheiros de trabalho de alto nível profIssional. Ainda assim, marcou a presença da filha de Ferreira Gullar que deu boas gargalhadas quando contei-lhe uma história relacionada ao pai dela. História que fui protagosnista há mais de 20 anos .
Era tempo de JB e eu costumava escapar até a Livraria Leonardo Da VINCI. Lá sob o olhar carinhoso da intalianíssima Dona Vana, ficava um bom tempo tomando café com run e consultando as minhas fontes. NA MAIOR TEMPO ERA DE POESIA MESMO. Um dia me aparace por lá o Ferreira Gullar(quase todos os dias eu o via pelo centro onde ele trabalhava na Folha). Nesse dia, eu estava duríssimo! O salário do jornal era razoável para mensageiros, mas... ...enfim,queria comprar um livro para o Gullar autografar, ali no lugar eu passava parte do meu expediente. Contei as moedas e corri para estante de poesia, estava tudo muito caro para o momento. Saquei da estante o Aunque(Ainda) do Neruda, por 2, 90 cruzeiros convertidos
para o valor de hoje. Era uma edição bilingüe, que o Neruda escrevera quando embaixador na Espanha. Estava a preço de banana! Ou como sempre acontecia... alguém esquecera de remarcar o preço...Eu era craque em encontrar essas facilidades.
Cheguei perto do Gullar e disparei: -"poeta não tenho dinheiro para comprar o seu livro, mas tenho esse aqui do Neruda, que é um companheiro muito parecido com o senhor". Ele ficou me olhando... O Jorge que trabalhava por lá, a essa altura gargalhava... ANTES QUE O POETA PUDESSE DIZER NÃO, ESTIQUEI O LIVRO E ELE AUTOGRAFOU confessadamente meio sem jeito.
Ao final da Bienal, a filha dele contou a história que ele não se lembrava. Ele riu. Gullar apareceu para ser entrevistado pelo Claufe Rodrigues nessa mesma BIENAL. Quem foi lá divulgar a obra dele editada pelo IMS? Eu. Eu dei uma grande abraço no poeta,admirável, que muito me influenciou. Levei um novo autógrafo, agora, já na Edição do CADERNOS de LITERATURA do IMS. Preço que paguei com desconto e um prazer incontível dentro do peito... desses de quem tem uma boa história para contar. A vida é feita delas. Também de situações que nos auxiliam a viver sempre de bem com ela.
Eduardo Affonso.

UMA EXPLICAÇÃO INTERESSANTE SOBRE A ALMA NO JORNAL DE HOJE



Gosto do céu porque não creio que ele seja infinito.

Que pode ter comigo o que não começa nem acaba?

Não creio no infinito, não creio na eternidade.

Creio que o espaço começa algures e algures acaba

E que longe e atrás disso há absolutamente nada.

Creio que o tempo tem um princípio e terá um fim.

E que antes e depois disso não havia tempo.

Porque há-de ser isto falso? Falso é falar de infinitos.

Como se soubéssemos o que são de os podermos entender.

Não: tudo é uma quantidade de cousas.

Tudo é definido, tudo é limitado, tudo é cousas.

Alberto Caeiro: 'uma das almas de Pessoa"


Há algum tempo passado, bota tempo nisso, andei frequentando a SOCIEDADE TEOSÓFICA. Fui levado pelo Mansur, um cara de coração imenso, que era da Rádio cidade e me parece que agora anda pela FM O Dia. Depois de andar por lá assistindo palestras sobre raças(etnia é outra coisa)nunca mais retornei ao lugar. Pouco mais tarde, após comprar a coleção das obras completas de Fernando Pessoa, de 3 volumes, aquela fantástica edição da Aguillar feita em papel bíblia com capa dura e letras da capa "em ouro", que inclue estudos sobre a metafísica. Constatei que o poeta andou pela Sociedade Teosófica portuguesa. De vez em quando sou tomado por algo surpereendente lendo esses textos. Passados 20 anos quase exatos, abri o jornal hoje e li UMA EXPLICAÇÃO INTERESSANTE SOBRE A ALMA, de lá da Sociedade Teosófica. Está reproduzida abaixo assinado por Dr. J. Moreira para quem se interessar... Como dizia o própria figura do Pessoa: "tudo vale a pena se a alma não é pequena". A expressão já se encontrou até em música do Pedro Luiz e a Parede, que gosto. Mas o que será essa grandeza ou pequenes da nossa alma? Como ela se constitui e de que forma sai da Roda de Sânsara(das reencarnações)? Enfim, a gente pode começar a investigar o assunto por um olhar, que não é o único, mas é um começo para trilhar o conhecimento sobre o assunto...razoalvelmente equilibrado de emoção e razão... Não vou discutir racionalidade, ciência e nem reserva de conhecimento acadêmico...e nem sei porque a PSICOLOGIA veio parar aqui no título... é bem verdadeque o autor do artigo fala de personalidades... Quem sabe para lembrar Freud, que fala de alma do seu jeito...com imbriçações mentais profundas. meandros e matizes...
EA

JORNAL "O Dia" DO HOJE...
UMA PUBLICAÇÃO INTERESSANTE SOBRE A ALMA.

P s i c o l o g i a e T e o s o f i a

A ligação da lama com a terra se faz po meio da personalidade. A própria alma a constrói, para por seu intermédio, poder descer aos mundos inferiores e, embora limitada, ir pouco a pouco se libertando , enriquecida de qualidades e poderes próprios. Neste esforço contínuo através da personalidade, constituída dos corpos físico, emocional ou astral e mental, a alma vai adquirindo um valor próprio e realizando o objetivo máximo, que é o de se tornar auto-consciente dos atributros divinos que lhe são inerentes.
Nas encarnações sucessivas em que a alma toma corpos mortais, isto é, corpos que se desintegram encarnação após encarnação, ela é atraída para a terra, e isto só deixa de acontecer quando toda a ligação ou todo o karma acumulado pela personalidade nas múltiplas existências tiver desaparecido ou sido esgotado.

P.s; endereço do autor
SOCIEDADE TEOSÓFICA -Av 13 de Maio 13 sala 1520.
/