quarta-feira, 10 de junho de 2009

ADRIANA RATTES ''FECHA A BICA"

O beijo do pai do "Serginho"

Enquanto A DONA DA CULTURA no Estado, Adriana RATTES faz apologia do funk , frequentando esse ambiente da cena do "funk-se quem puder" e "aproximando" o rebolado com a realidade da Educação no Estado do Rio de Janeiro, mais "um desmanche" está a caminho. Entregar as ONGS a B.I.C.A, uma tradicional biblioteca do meu amado Meier.
É a primeira biblioteca infanto-juvenil da cidade do Rio de Janeiro!!! MEIER, lugar onde nasci, creci e graças a Deus e a umas doses de Besetasil e beijo de língua na boca, não me tornei Gabriela! Veja só o legado que se anuncia no diário do blog de amigos abaixo.
Ontem A CASA DE PARTO de realengo também fechou. Crianças e livros infantis, sem boas mãos para afagos, advinha quem será a próxima vítima? A sociedade? PINTO! Perdão, PONTO! O projeto que passou na Câmara(
projeto 02/2009, de autoria do prefeito Eduardo Paes, que cria as Organizações Sociais (OSS) e permite que estas entidades privadas administrem setores da administração municipal, como creche e sejam contratadas para ministrar o reforço escolar para os alunos das escolas da rede municipal), começa a esticar os tentáculos também na Cultura.

P.S; o pessoal abri a BICA... e protesta abaixo:

//omeiernaopodeficarsemabica.blogspot.com/...

Domingo, 31 de Maio de 2009

A LUTA PELA B.I.C.A.

http://omeiernaopodeficarsemabica.blogspot.com/








Nós, moradores do Méier/Grande Méier e freqüentadores ativos da Biblioteca Infantil Carlos Alberto (B.I.C.A.)/Centro de Artes e Criatividade Infanto-juvenil (C.A.C.I.J.), localizada na Rua Rio Grande do Sul, n. 83-A, no Méier, e pertencente ao Governo do Estado, comunicamos a criação deste blog, que terá como objetivo:

acompanhar o movimento que iniciamos para impedir que a B.I.C.A./C.A.C.I.J. seja extinta pelo Governo do Estado


Na última segunda-feira, dia 25 de maio de 2009, chegou até nós a triste notícia de que o Governo do Estado irá entregar a B.I.C.A./C.A.C.I.J. ao Município.
Isto para nós é o mesmo que extingui-la, pois evidentemente que implicará em completa desfiguração do que é e deve ser a B.I.C.A./C.AC.I.J.
Então, na quinta-feira, dia 28, promovemos à porta da Biblioteca uma manifestação de repúdio à municipalização, contando com a presença de leitores e alunos que participam das oficinas ali oferecidas. Vários abaixo-assinados estão circulando e esperamos sinceramente que o Governo do Estado ouça a comunidade e volte atrás nessa decisão.

NÃO QUEREMOS A MUNICIPALIZAÇÃO
NÃO QUEREMOS NENHUMA PERDA
NÃO QUEREMOS PERDER
NENHUM PROFISSIONAL
NENHUMA OFICINA
NENHUM PROFESSOR
NENHUM ALUNO

CHEGA DE PERDAS

A B.I.C.A.
JÁ PERDEU DEMAIS AO LONGO DE SUA HISTÓRIA
AGORA CHEGA

E para deixar provado e comprovado as muitas perdas já sofridas, vamos contar resumidamente a história da Biblioteca Infantil Carlos Alberto, que hoje abriga ainda o CACIJ, Centro que oferece, para todas as idades, oficinas de teclado, canto coral, violão, dança, artesanato, capoeira, alongamento, desenho e teatro.

Nos idos de 1940, a casa n. 83 da Rua Rio Grande do Sul, no Méier, foi comprada pelos pais do menino Carlos Alberto, que decidiram mudar-se de Ipanema para o nobre e charmoso bairro do Méier a fim de possibilitar ao filho uma infância saudável e feliz, numa casa ampla, com quintal e bem arejada. O menino tinha um aninho e alguns meses quando chegou o tão esperado dia da mudança. Porém, quis o destino que Carlos Alberto não viesse a viver em seu novo lar, pois o menino faleceu no exato dia da mudança. Consternados e abalados, os pais de Carlos Alberto encontraram uma forma sublime de enfrentar a dor da perda do filho querido: doaram a casa ao Estado com a determinação explícita de que ali deveria funcionar uma biblioteca infantil.

Jornais da época relatam que desta forma os pais queriam fazer com que Carlos Alberto fosse para sempre lembrado e que muitas crianças pronunciassem o seu nome pelo tempo afora, sempre na companhia dos bons livros que o menino não chegaria a ler, participando de atividades educacionais e criativas.

E foi assim que em 17 de dezembro de 1950 deu-se a inauguração da BIBIOTECA INFANTIL CARLOS ALBERTO, na ampla casa da Rua Rio Grande do Sul. Foi a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro. Muitos artistas e intelectuais da época, como Cecília Meirelles (ver foto ao lado), Agripino Grieco, Rachel de Queiroz e tantos outros, saudaram o acontecimento e passaram a freqüentar a Biblioteca para apoiar e incentivar o seu funcionamento. Emilinha Borba, a famosa cantora, foi a sócia benemérita n. 225 da Biblioteca (ver foto abaixo).


A B.I.C.A., como passou a ser carinhosamente chamada, chegou a registrar um movimento médio de 75 crianças por dia, que lá iam ler ou participar de oficinas de artes, discoteca, cine-clube e outras atividades, como um clube agrícola que funcionava no quintal da casa.
A B.I.C.A. mantinha intercâmbio com bibliotecas de outros países. Certa vez, recebeu a visita da Profa. Pilar Vásquez Cuesta, diretora da Biblioteca da Cidade de Madrid, que jamais pôde esquecer o que sentiu ao conhecer a B.I.C.A.:

“ Quando, ao chegar, telefonei para a Biblioteca Infantil Carlos Alberto pedindo explicações sobre a melhor maneira de chegar até o n. 83-A da Rua Rio Grande do Sul, nem por um momento podia suspeitar que me iria encontrar ali com a instituição social e cultural mais comovente de minha vida...”

Como estará hoje a Biblioteca de Madrid? Será que também corre risco de extinção?

Muitas e muitas histórias teríamos para contar sobre a nossa B.I.C.A. Faremos isso aos poucos nesse blog. Por ora, queremos apenas demonstrar que a B.I.C.A. é uma jóia do Méier e que ela foi doada em confiança ao Estado pelos pais de Carlos Alberto para ser uma biblioteca infantil que fosse ao mesmo tempo um centro de arte e criatividade. O Governo do Estado deveria cuidar com muito carinho da B.I.C.A. e não desfazer-se dela, entregando-a a seja lá quem for. ISTO É INADMISSÍVEL!
O Governo do Estado deveria inclusive responsabilizar-se pela lenta e progressiva dilapidação deste patrimônio que é a B.I.C.A. Por que será que uma biblioteca que existe desde 1950 possui hoje um acervo tão pequeno, incompatível com os seus 59 anos de idade? O que aconteceu? Queremos saber. E só o Governo do Estado pode nos responder.


EM 2010 A B.I.C.A. FARÁ 60 ANOS
POR ISSO MESMO,
COMO É QUE ALGUÉM PODE SEQUER PENSAR EM ACABAR COM A B.I.C.A. ?
E LOGO QUEM:
GOVERNADOR SERGIO CABRAL, ESTA ATITUDE NÃO CABE NA SUA BIOGRAFIA!
SEU PAI, ESCRITOR E GRANDE INCENTIVADOR E PESQUISADOR DA CULTURA DO RIO DE JANEIRO, NÃO HÁ DE CONCORDAR COM ISSO!

NÃO QUEREMOS A MUNICIPALIZAÇÃO
PORQUE NÃO QUEREMOS MUDANÇAS INÚTEIS, DE FACHADA
SAI O NOME “ESTADUAL” E ENTRA O NOME “MUNICIPAL”
O QUE QUEREMOS É NÃO PERDER NADA NEM NINGUÉM

E SERÁ QUE ALGUÉM VAI TER A CORAGEM DE PROPOR QUE A B.I.C.A. MUDE DE NOME E DEIXE DE SE CHAMAR BIBLIOTECA INFANTIL CARLOS ALBERTO (COMO QUISERAM SEUS PAIS) PARA RECEBER O TRISTE NOME DE BIBLIOTECA POPULAR, COMO TODAS AS BIBLIOTECAS DO MUNICÍPIO, QUE, ALIÁS, SÃO TÃO “POPULARES” QUE VIVEM ÀS MOSCAS, SEM CRIANÇAS QUE AS FREQUENTEM?

COMUNIDADE DO MÉIER/GRANDE MÉIER
PARTICIPEM DO MOVIMENTO CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DA B.I.C.A.
NÃO QUEREMOS PERDER NADA NEM NINGUÉM

ESTE BLOG ESTÁ DE OLHOS BEM ABERTOS
LEIA TAMBÉM A AGENDA DO MOVIMENTO PRÓ-BICA



ATENÇÃO- aqueles amigos que não conseguirem postar comentários a este blog, enviem e-mails para bicadomeier@gmail.com e providenciaremos a postagem

http://omeiernaopodeficarsemabica.blogspot.com/

"UM DIA UM GATO" INESQUECÍVEL!

Direção primorosa:Vojtech Jasny-tecoeslováquia 1968

UM DIA UM GAtO.
"UM DIA UM GATO" INESQUECÍVEL!

Direção primorosa:Vojtech Jasny-Tecoeslováquia 1968

UM DIA UM GAtO um daqueles filmes...

...que precisam ser vistos por grandes platéias, devia passar no
Maracanã todos os dias, até que cada pessoa da cidade pudesse vê-lo e
levasse para casa por uns momentos(QUE FOSSE!), alguma reflexão sobre
a sua grandiosa, ousada e poética forma de dizer o que precisa ser
dito sobre a decantada "condição humana": autoritarismo, hipocrisia e
os desmanches da alma adaptada ao viver formatado-formatante
etecetera.
PODERIA FICAR tecendo elogiosas palavras até a eternidade, mas
...pesquisem ou tenham uma surpresa impactante VENDO O FILME! Sou do
tempo que a palavra valia. É o digo pro meu moloque. Não armo cilada.
EDUARDO
http://eduardoaffonsohistoriapoesiaetudo.blogspot.com/


CAIXA CULTURAL:
PROGRAMAÇÃO: À PELE DA PELÍCULA

DIA 16/06
18;30
SALA DE CINEMA 1
GRÁTIS
UM DIA UM GATO


P.S; A PROGRAMAÇÃO QUE TEM OUTRAS MARAVILHAS. PODE SER CONFERIDA :
www.caixacutural.com.br
R