Dilemas educação e GEOGRAFIA:
(....) parece ser o papel do professor bem mais complexo do que a simples tarefa de transmitir o conhecimento já produzido. O professor, durante sua formação inicial ou continuada, precisa compreender o próprio processo de construção e produção de conhecimento escolar, entender as diferenças e semelhanças do processo de produção do saber científico e do saber escolar, conhecer as características da cultura escolar, saber a história da ciência e a história do ensino da ciência com que trabalha e em que pontos elas se relacionam. (Pereira, 2000, p. 47).
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000
(...) ensinar já não significa transferir pacotes sucateados, nem mesmo significa meramente repassar o saber. Seu conteúdo correto é motivar o processo emancipatório com base em saber crítico, criativo, atualizado, competente. Trata-se, não de cercear, temer, controlar a competência de quem aprende, mas de abrir a chance na dimensão maior possível. Não interessa o discípulo mas o novo mestre. Entre o professor e o aluno não se estabelece apenas hierarquização verticalizada, que divide papéis pela forma do autoritarismo, mas, sobretudo, confronto dialético. Este, alimenta-se da realidade histórica formada por entidades concretas que se relacionam de modo autônomo, como sujeitos sociais plenos.
(Demo, 1993, p. 153).
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993
É preciso assegurar que a formação de professores possibilite ao profissional docente saber lidar com o processo formativo dos alunos em suas várias dimensões, além da cognitiva, englobando a dimensão afetiva, da educação dos sentidos, da estética, da ética e dos valores emocionais. (2006, p. 69).
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
A vida em sociedade pressupõe a criação e o cumprimento de regras e preceitos capazes de nortear as relações, possibilitar o diálogo, a cooperação e a troca entre membros deste grupo social (sobretudo numa sociedade complexa como a nossa). A escola, por sua vez, também precisa de regras e normas orientadas do seu funcionamento e da convivência entre os diferentes elementos que nela atuam. Nesse sentido, as normas deixam de ser vistas apenas como prescrições castradoras, e passam a ser compreendidas como condição necessária ao convívio social. (1996, p 86).
PASSOS, Laurizete Ferragut. A indisciplina e o cotidiano escolar: novas abordagens, novos significados. In: AQUINO, Julio G. (org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,1996. p. 117- 127.
“Com relação à docência em geografia, Cavalcanti salienta que há um processo complexo de relação entre o conhecimento acadêmico (os específicos da geografia e os didático-pedagógicos) e os conhecimentos da experiência pessoal dos professores. A articulação entre esses conhecimentos será referência para construção do seu referencial profissional. Ao se deparar com um conteúdo a ser ensinado, o professor dispõe: de uma experiência pessoal com a aprendizagem desse conteúdo; de experiências anteriores de ensino desse conteúdo; de conhecimentos científicos sobre esses conteúdos em sua formação inicial e contínua; de livros didáticos e outros materiais de iniciação de conteúdos; de experiências e materiais didáticos produzidos por colegas; de uma estrutura de funcionamento e de encaminhamentos de formas de trabalho com o conteúdo de ensino na escola em que trabalha. (Cavalcanti, 2006, p 122-123)”. .
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar na formação e prática docentes: o professor e seu
conhecimento geográfico. In: SILVA, Aida Maria M. et. al. Educação formal e não formal, processos formativos
e saberes pedagógicos: desafios para inclusão social. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.
Recife: ENDIPE, 2006. p. 109 – 126.
A geografia é uma ciência que tem como objeto central o estudo do espaço e as relações que se estabelecem na sua formação. A compreensão das dinâmicas existentes nesse espaço, onde o homem por meio das relações de trabalho, apropria-se da natureza e modifica-a, é premissa básica do seu ensino. Tendo em vista esse papel importante da geografia, é fundamental ter claro o que é ser professor de geografia nos dias atuais. Esse profissional deve dominar referências que lhe permitam o desenvolvimento de um pensar autônomo, para que possa organizar seus saberes na produção de conhecimento que mobilizará na sua prática docente. Assim, terá condições de organizar suas propostas de trabalho e de mediar todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.
A educação escolar tem um papel essencial no aperfeiçoamento do ser humano e no desenvolvimento da sociedade. Como um mecanismo que favorece a intervenção no processo de transformação social, pode contribuir para o avanço no processo de inclusão e a minimização dos efeitos da pobreza, da submissão e da opressão. Isso pressupõe que se faça uma opção no pensar e agir no espaço educativo na busca de um projeto político-pedagógico que tenha identidade com as classes menos privilegiadas da sociedade.
P.173 w w w.mercator.ufc.br Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 08, número 16, 2009
CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Profa. Msc. Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS DOI: 10.4215/RM2009.0816.0013