terça-feira, 31 de março de 2009

PAULO VENDRAMI, UM PROFESSOR, GANHA UM POEMA


Vésperas do Primeiro Abril


O dia em que descobri as coisas
tudo já estava muito bem claro
A banca de jornais revelara
as verdades podiam ir para casa
levadas como as virgens bem pagas
dessa nossa marvilhosa cidade
Agarrei tudo que pude levar
caso alguém quissesse confirmar
a história mais rápida disparada
quem matou o Papa pela metade
A gente agora só precisa compar
levar a verdade que escolher para casa
Bota lá num canto e pronto...
A verdade para levar ao banheiro
a verdade para o teu filho picotar
é a melhor das coisas que se pode compar!
vai lá pega a tua,
rapaz!
vai lá moça,
encontra a tua e ponhe na bolsa!
É tudo verdade.
A mais pura verdadeira verdade.

31 de março ontem e hoje





A noite enquanto os cães ladram

a cidade insone silencia aliviada


A sobrevivência adaptada

anuncia o galo cantar pausado pela bala.


EA


sexta-feira, 27 de março de 2009

As minhas aventuras E desventuras...



As minhas aventuras dão conta de " um garoto" que um dia ganhou um livro de aniversário da sua querida mãe aos 8 ou nove anos de idade...quase todo destruído na hora mesmo, pois ele queria como toda criança ganhar uma bicibcleta, que só chegou de segunda mão anos depois...
O LIVRO é uma relíquia, ficou por lá e , "o garoto " solicitou a ela uma dedicatória, QUE FICOU ASSIM...
"Esta é foi um lembrança dos anos 69 0u 70 dada ao meu filho EDUARDO com todo carinho e amor. Sua mãe MARIA JOSÉ
28-08-88
P.S. Estou lendo agora este livro para o meu filho DE 3 ANOS.

METATRON, ele está sempre conosco


O zen


“Tenhais confiança não no mestre, mas no ensinamento.
Tenhais confiança não no ensinamento, mas no espírito das palavras.
Tenhais confiança não na teoria, mas na experiência.
Não creiais em algo simplesmente porque vós ouvistes.
Não creiais nas tradições simplesmente porque elas têm sido mantidas de geração para geração.
Não creiais em algo simplesmente porque foi falado e comentado por muitos.
Não creiais em algo simplesmente porque está escrito em livros sagrados; não creiais no que imaginais, pensando que um Deus vos inspirou.
Não creiais em algo meramente baseado na autoridade de seus mestres e anciãos.
Mas após contemplação e reflexão, quando vós percebeis que algo é conforme ao que é razoável e leva ao que é bom e benéfico tanto para vós quanto para os outros, então o aceiteis e façais disto a base de sua vida.”
Gautama Buddha - Kalama Sutra

VELHA REPÚBLICA, PARA CONFERIR


http://www.marcillio.com/rio/hirevcon.html#ire

O RIO DE JANEIRO NA REPÚBLICA DO BRASIL

A REPÚBLICA VELHA - 1889-1930

A CONSTRUÇÃO DA REPÚBLICA - A REPÚBLICA DA ESPADA - 1889-1894


quinta-feira, 26 de março de 2009

BI BI FON FON


Frase num caminhão: " Vá em frente!
Sempre com bom ânimo" !
É isso, só faltou: "ignore quem pensa que é dono da tua estrada"
e..."imagine ser o pedágio que vocÊ pecisa pagar para seguir adiante"
EA
p.s; troca é tudo ou nada!

Jack


Estou cheirando um novo livro. Extraí já na p8 uma passagem que me ganhou. Levei-o: "Ele comeu o queijo e o pão e tomou o vinho com gratidão. Fiquei contente. Lembrei-me do verso no SUTRA DO DIAMANTE que diz: "pratique a caridade sem ter nenhuma concepção a respeito de caridade, porque caridade, apesar de tudo, não passa de uma palavra".

p.8 Jack KEROUAC-Os Vagabundos Iluminados- LPM Poquet

QUE NOSTALGIA NADA....


Há quem diga que estou numa onda nostálgica devido aos acontecimentos que vivenciamos boquiabertos. Pode ser. reservo algumas situações para escapar da brabeira dessa situação que as grandes cidades vivem. Lixo por toda parte e etecetera. O fato é que muita gente que, por exemplo, não viu o Flamengo jogar nos anos 80 quase todos os domincos no MARACA, com aquele passeio com final feliz garantido, não vai mesmo enterder o que se passa comigo. Também nada saberá sobre a minha condição emocional ao voltar na minha livraria predileta e perceber que ela agora é mais um ambiente capitalista, que qualquer outra coisa. Mas mesmo assim ainda volto lá para respirar o cheiro dela, que não mudou. Assim como tento ver nascer de novo aquele time do Mengão, embora, mesmo, não exista mais nenhuma possibilidade de ver jogadores com o mesmo caráter de um ZICO e de outros de sua geração. Caras que poderiam ser considerados exemplos dentro e fora das quadro linhas! Sei, alguém sempre vai dizer, ELES ERAM HUMANOS, podem ter falhado ou evitado que os erros aparecessem...Mas não, são caras com um olhar diferente pra mim. PRONTO. Se é que uma imagem pode dizer tudo. Deixo essa. Parecem prontos para assustar os pobres mortais adversários. NÃO SE TRATAVA DE UMA ENTRADA EM CAMPO DE UM TIME QUASE IMBATÍVEL, SOMENTE, COM TODA CERTEZA! Era uma aula com mestres da bola, que se divertiam com o trabalho. Imbatíveis em sua postura de vencer com futebol arte ou perder sem abrir mão dele. Salvo o lance do Anselmo, que estava por ali como observador e reserva da 9 com a mesma fibra do resto do time, mas não gostava de ver seu ídolo virar saco de pancada. Não deixou barato contra o Cobreloa lá no Chile. Mas esse é outro assunto. O Uri Gueller entortava pela esquerda. O Carpegiani passava a bola de chaleira. O Junior passeava pela direita. O Raul se colocava sem escândalo. O Zico sobrava. O Mozer...chega. NOSTALGIA... QUE NaDA....

terça-feira, 17 de março de 2009

DA SÉRIE INCLASSIFICÁVEIS: CONFIANÇA



A VIDA MESMO CONSISTE EM ESTAR
SEMPRE MUITO BEM ACOMPANHADO.

CLARK LITLE POETA

ELE É O MELHOR DA CATEGORIA MAR-SURF.
"Estas increíbles imágenes de olas fueron tomadas por el fotógrafo numero 1 en el mundo del surf: Clark Little. Se ha dedicado toda la vida a la fotografía de las olas y acaba de publicar una selección de las mejores imágenes de toda su carrera. Acostumbra a capturar instantes magicos desde dentro del "tubo" como dirían los surfers.

Sun ... glints off wave
Clark Little/SWNS
Sand ... in surf
Clark Little/SWNS
Tubular ... shining
Clark Little/SWNS
Beach ... surf crashes down
Clark Little/SWNS
Molten ... liquid gold
Clark Little/SWNS
White ... tumultuous water
Splash ... stunning shot
Clark Little/SWNS
Red ... mysterious shot
Clark Little/SWNS
Break ... wave crashes down
Clark Little/SWNS

HOJE NA HISTÓRIA

17 de março de 1982 — A guerrilha de El Salvador


Jornal do Brasil: El Salvador
Os guerrilheiros da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (FMLN) abriram uma nova frente de luta na guerra civil de El Salvador, desta vez em plena capital. Até uma ano antes os guerrilheiros se restringiam às zonas rurais, só realizando ataques rápidos a cidades do interior. Os confrontos entre rebeldes e o exército salvadorenho, este último financiado pelos Estados Unidos, começaram em 1980 e se estenderam por 12 anos. O conflito deixou 75 mil mortos, 8 mil desaparecidos, 1 milhão de desabrigados e 1 milhão de exilados. Crianças de 12 anos eram recrutadas para o exército.
O fato que marcou o início da atuação aberta da guerrilha foi o assassinato de dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de El Salvador, em março de 1980, enquanto celebrava missa na capela do Hospital da Divina Providência, que foi seguido da execução de 42 pessoas durante o funeral do religioso.
As negociações entre o governo e a FMLN começaram durante o mandato do presidente João Napoleão Duarte e continuaram com o presidente Alfredo Cristiani, eleito em 1989. O impasse militar, e a chacina de seis sacerdotes jesuítas da Universidade Centro-Americana (UCA) de San Salvador aceleraram as negociações de paz.
Ambas as partes aceitaram a mediação da Organização das Nações Unidas (ONU) e, depois de um longo período de negociações, foi firmado em janeiro de 1992 o Tratado de Chapultepec. O fim da guerra civil foi anunciado em dezembro daquele mesmo ano, com a libertação de presos políticos e a anistia aos exilados. A FMLN tornou-se, então, um partido político.
El Salvador é o menor país da América Central, e limita-se com Honduras e Guatemala. Os habitantes são descendentes, na sua grande maioria, de índios e espanhóis. O café e a cana-de-açúcar são as lavouras mais importantes do país.

Comentar (0)

16 de março de 1978 — Aldo Moro é sequestrado

jornal do Brasil: Aldo Moro é sequestrado

O presidente do Partido Democrata Cristão, Aldo Moro, foi sequestrado, em Roma, quando saía de casa de carro, e se dirigia para o Senado para assistir ao debate sobre o programa do novo governo de Giulio Andreotti. Quatro guarda-costas de Moro morreram na hora e um chegou a ser levado para o hospital em estado gravíssimo. O veículo que transportava o político, e os outros dois em que estavam a sua escolta foram fechados por um dos quatro carros que transportavam 12 jovens armados.
As Brigadas Vermelhas assumiram o sequestro e exigiram a libertação de 14 integrantes do grupo, que estavam sendo julgados em Turim. Segundo a polícia italiana, os brigadistas presos riram e comemoraram quando souberam do sequestro.
Mais de 50 mil homens das três forças policiais da Itália uniram-se para caçar os sequestradores. Milhares de pessoas saíram às ruas para protestar e pedir o fim da violência na política. Muitos correram para os supermercados para estocar comida e foram aos bancos sacar dinheiro.
Moro era catedrático de Direito Penal, foi deputado pela Democracia Cristã em 1948, e desde 1955 foi várias vezes Ministro dos Negócios Estrangeiros. Entre 1963 e 1976 dirigiu três governos de coligação com os socialistas. Era um hábil negociador e apoiava um governo de coalizão entre os dois mais populares e antagônicos partidos políticos italianos: o Partido Comunista e a Democracia Cristã. Pela primeira vez em 13 anos os comunistas ficaram ao lado da maioria e foram incluídos no plano de governo articulado por Aldo Moro.

Governo não negociou libertação
O governo italiano recusou-se a negociar com os sequestradores. Em mensagens escritas no cativeiro, Moro chegou a implorar para que fossem considerada as condições impostas à sua libertação. Mas depois de 55 dias mantido como refém foi encontrado morto com 11 tiros no porta-malas de um carro em Roma.
As Brigadas Vermelhas surgiram em Milão, em 1969, do encontro de ex-militantes do Partido Comunista Italiano, dirigentes sindicais e estudantis, alguns vindos de meios católicos. O sequestro de Aldo Moro desencadeou uma crise no grupo, que foi desarticulado em 1980 pela polícia italiana, com a colaboração de toda a sociedade. Em 1999, as Brigadas reapareceram, mas desta vez, sem contar com o apoio da esquerda.

Comentar (0)

14 de março de 1978 — O samba de Ismael Silva


Jornal do Brasil: A morte do sambista Ismael Silva
O sambista Ismael Silva criou com Bide, Marçal, Bucy Moreira, Baiaco, Brancura e Mano Edgar a primeira escola de samba do país, a Deixa Falar, no Estácio. A agremiação surgiu 11 anos depois de Donga lançar Pelo Telefone, sucesso do carnaval de 1917, o primeiro samba gravado no Brasil.
Em meados dos anos 60, Ismael explicou ao jornal Correio do Manhã a origem do nome da Deixa Falar: "Naquela época, existia uma grande rivalidade entre os blocos, e todos se achavam superiores. O pessoal do Estácio dizia: 'Deixa falar'. Eles achavam que os sambistas de lá eram melhores e não admitiam que ninguém pudesse diminuí-los". Na mesma entrevista, o sambista contou como surgiu o termo escola de samba: "Perto da nossa sede ficava a Escola Normal para mulheres. Lá as professoras ensinavam a cozinhar, e na Deixa Falar a gente ensinava o samba. Ficou então escola de samba".

A grande novidade da Deixa Falar foi a introdução de instrumentos de percussão na música porque até então os sambas eram acompanhados por violões, pandeiros, violinos e castanholas. Nessa época, o samba era parecido com o maxixe, e Ismael achou por bem mudar a batida para ajustá-la ao ritmo dos desfiles. Em 1932, a primeira escola de samba do país virou um rancho carnavalesco.

Ismael nasceu em 1905, em Niterói, mudou-se com a mãe aos 3 anos para o Largo do Estácio e morou em uma casa de cômodos até meados dos anos 30. Ismael e outros bambas, como Bide, Marçal, Bucy Moreira, Baiaco, Brancura e Mano Edgar costumavam se reunir na subida do Morro São Carlos, no mesmo bairro.

O sambista foi o autor de mais de 200 músicas, e entre as mais famosas estão Se você jurar e Antonico. Em 1931, Ismael deixou o Estácio e foi morar no Centro onde conheceu, por intermédio do cantor Francisco Alves, Noel Rosa ,que se tornou seu parceiro. A partir daí suas composições começaram a ser gravadas por vários intérpretes, entre os quais João de Barros, Silvio Caldas e Carmen Miranda. Ismael ficou esquecido na década de 40, mas seus sucessos foram recuperados na década de 50. Participou do Primeiro Festival da Velha Guarda, fez vários shows, além de gravar como intérprete as próprias músicas. O sambista morreu aos 72, vítima de enfarte.

Comentar (1)

15 de março de 1982 — Angra 1 começa a funcionar

Jornal do Brasil: Angra 1

A primeira fissão nuclear na Usina de Angra 1 ocorreu em 1982, mas a produção de energia em escala comercial só foi iniciada em 1985, com 657 MW de potência. Desde então a produção de energia foi equivalente ao consumo de uma cidade com um milhão de habitantes. Ao longo dos anos as operações da usina sofreram interrupções frequentes devido a uma série de problemas técnicos e administrativos.
A primeira usina nuclear brasileira opera com um reator do tipo PWR (reator a água leve pressurizada), desenvolvido pela empresa norte-americana Westinghouse. A construção de Angra 1 foi iniciada em 1972. Em 2000, entrou em operação a Usina de Angra 2, fruto do acordo nuclear Brasil-Alemanha. A usina opera com um reator alemão Siemens/KWU, com potência de 1.350 MW e poderia atender sozinha o consumo de uma cidade com 2 milhões de habitantes.
Esses dois reatores estão instaladas na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis, um dos pontos mais bonitos do litoral do país. Os técnicos optaram por um local próximo ao mar porque, embora o combustível seja o urânio, é a água que, através de diferentes circuitos, movimenta o calor gerado e refrigera a usina. Outra vantagem da instalação da CNAAA em Angra dos Reis é a proximidade do município com grandes centros consumidores, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, o que evita as perdas de energia características das longas linhas de transmissão. O governo investe ainda na construção de Angra 3, que deve ficar pronta em 2013 e custará 3,7 bilhões de dólares.

O polêmico lixo atômico
O grande inconveniente do processo de fissão nuclear é o lixo atômico produzido no funcionamento da usina. Atualmente esses rejeitos são acondicionados em embalagens metálicas e transferidos, provisoriamente, para um depósito construído na própria central nuclear. Já os elementos combustíveis usados, mais fortemente radioativos, são também embalados e colocados dentro de uma piscina no interior das usinas, enquanto esperam para serem exportados para reprocessamento. Segundo dados da CNAAA, Angra 1 produziu desde que entrou em operação 2.228 metros cúbicos de rejeitos de baixa e média atividades e Angra 2, 41,2 metros cúbicos do mesmo tipo de lixo atômico. O governo estuda a implantação de um sítio permanente para estocar lixo radioativo em algum ponto do território nacional.

Comentar (0)

13 de março de 1986 — Soyuz leva 2 cosmonautas à Mir

Jornal do Brasil: Soyuz T-15

A nave tripulada Soyuz-T-15 entrou em órbita terrestre 50 minutos depois do lançamento no Centro Espacial de Baikonur, República do Cazaquistão. No dia seguinte a Soyuz se acoplou à estação orbital Mir, cujo nome significa ao mesmo tempo paz e universo em russo.
O voo da Soyuz T-15 foi o 59º da história espacial soviética, e foi realizado no 25º aniversário da primeira viagem ao espaço tripulada feita pelos soviéticos.

A União Soviética mostrou ao vivo, pela TV, os cosmonautas Leonid Kizin, 44, e Vladimir Solovyoy, 39, preparando-se para a viagem. A cobertura começou 18 minutos antes do lançamento e estendeu-se até momentos depois da partida.

A transmissão marcou uma mudança de atitude do governo soviético, que só mostrava imagens de viagens espaciais que tivessem sido bem-sucedidas. A única transmissão ao vivo feita pelo soviéticos ocorreu em 1975 quando uma nave do programa Soyuz, transportando dois astronautas, foi lançada para acoplar-se com uma nave Apolo, em que estavam três cosmonautas americanos.

A estação orbital Mir foi lançada no dia 20 de fevereiro, e foi projetada para abrigar longas missões do homem no espaço, em substituição às pequenas cápsulas de laboratório Salyut.

Pesquisas a bordo da Mir
A bordo da Mir foram realizados 16.500 experimentos em 15 anos de missão em órbita. O complexo orbital era formado por vários módulos que foram acoplados por etapas, pesava 137 toneladas e tinha 40 metros de extensão. Cada astronauta dispunha de uma cabine individual, com saco de dormir, mesa e lavabo. Além de seis docas para receber naves espaciais, a Mir tinha quatro módulos-living, oficina tecnológica, estação de pesquisas biológicas e laboratório médico.

A partir de 1995, uma série de acidentes graves afetou o funcionamento da estação até que em março de 2001, as autoridades russas decidiram destruir o complexo. Os destroços da Mir afundaram o sul do Oceano Pacífico.

Comentar (0)

12 de março de 1947 — O impacto da Doutrina Truman


Jornal do Brasil: Truman discursa no Congresso

A pretexto de socorrer a Turquia e a Grécia, envolvidas em uma guerra civil entre comunistas e monarquistas, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, assumiu de vez sua política externa contrária a ex-União Soviética. O presidente dos Estados Unidos fez um discurso no Congresso para pedir verbas e o envio de tropas para a Grécia e a Turquia, "para assegurar o desenvolvimento pacífico dos países livres de coerção". O pronunciamento foi considerado uma bomba diplomática em Moscou, e teve relação direta com o início da Guerra Fria.

A mensagem lançou formalmente a Doutrina Truman, que justificou as intervenções militares em vários países como meio de conter o avanço soviético. Truman sabia que tinha a seu favor um arsenal de armas nucleares, e o fato de governar um país que não teve o seu território devastado por operações militares.

No campo econômico a Doutrina Truman gerou o Plano Marshall, que liberou entre 1947 e 1951, 13 bilhões de dólares para recuperar a Europa do pós-guerra. Ingleses, franceses, belgas, holandeses, italianos e alemães aderiram ao projeto. Já os países do bloco soviético, composto por Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Romênia e Bulgária rejeitaram a oferta.

Intervenções militares
Harry Truman assumiu o poder e abandonou o discurso do seu antecessor Franklin Roosevelt, de "coexistência pacífica" com a União Soviética. A Doutrina Truman resultou na intervenção dos Estados Unidos na Guerra da Coréia (1950 a 1953) e na Guerra do Vietnã (1962-1975), e contribuiu para derrubar os regimes de Mossadegh no Irã em 1953, e o do general Jacobo Arbenz na Guatemala em 1954. Em 1961 os Estados Unidos apoiaram a invasão de Cuba para derrubar Fidel Castro e criaram a Escola das Américas, no Panamá, para treinar militares.

terça-feira, 10 de março de 2009

DITADURA MESMO!


CAROS AMIGOS, Estive no sábado preocupado e ainda me encontro diante certos argumentos. A quebra do ESTADO DEMOCRÁTICO aconteceu e se por aqui, a ditadura foi menos agressiva do que no CONE SUL , não cabe comparações. A dita era dura, mesmo! DITADURA!!!!!!!!!!!!!! OU SE ESQUECEU COMO SE MATOU O STUART ANGEL? COM REQUINTE DE MUITA CRUELDADE NUMA SÓ PESSOA! TEVE DE TUDO: MORTE NO CALABOUÇO POR QUE SE PROTESTAVA POR MELHOES CONDIÇÕES DO BANDEJÃO, AS GREVES DE CONTAGEM, ABC,(COM MUITA VIOLÊNCIA)O ARROCHO SALARIAL SEM DIREITO A GREVE, INTERVENÇÕES EM SINDICATOS, CAMPO E CIDADE, INCONTÁVEIS MORTES NO CAMP0 QUE NÃO ENTRAM NAS ESTATÍSTICAS, ANTES E DEPOIS DO AI-5 ... NÃO FOI MOLEZA! A OBAM, LEMBRAM? OS DOI... AS BOMBAS QUE VITIMARAM DONA LIDA MONTEIRO NA ABI E TAMBÉM, EXPLODIRAM BANCAS DE JORNAIS E NA CÃMARA DO RIO, atenção, NÃO FORAM OBRAS DE FICÇÃO! ONDE ESTÃO OS CULPADOS? EMBAIXO DAS ASAS DA IMPUNIDADE DOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES ENGAVETADOS ... O CAPITÃO "BONZINHO" DO RIOCENTRO CHEGOU A GENERAL, LEMBRAM? TERIA MATADO QUANTOS?. ELE QUASE EXPLODIU COM O AMIGO SARGENTO, QUE O AJUDARIA A EXPLODIR A CAIXA DE ENERGIA DO RIOCENTRO, ONDE ACONTECIA UM SHOW COMEMORATIVO AO PRIMEIRO DE MAIO... COM MAIS DE 10 MIL PRESENTES... E O CAPITÃO SERGIO MACACO SE TIVESSE ACEITADO A ORDEM DE EXPLODIR O GASÔMETRO E COLOCAR A CULPA NOS COMUNISTAS? SERIAM GRANDES TRAGÉDIAS...HÁ TANTOS EXEMPLOS DE DUREZA QUE NÃO DÁ PARA ENUMERAR QUALQUER BRANDURA. A DITADURA ACOBERTAVA A GORILADA. E FRASES COMO O "BOM GABRITO NÃO BERRA" FAZIAM PARTE DO DIA A DIA. OS CASUISMOS, além das frases de efeito, também SÃO INCONTÁVEIS E A TODO MOMENTO IMPEDIAM O AVANÇO DO CAMPO DEMOCRÁTICO DENTRO DA DITADURA . É VERDADE QUE DENTRO E UMA CERTA "LEGALIDADE" FUNCIONAVAM PARTIDOS "CHAPA BRANCA". O MDB FOI GANHANDO "MAS PERDENDO" A CADA NOVA PRODUÇÃO CASUÍSTICA DA DITA... INTELIGêNCIA...TANTO QUE ELES LEVARAM A DITA... ATÉ A ELEIÇÃO INDIRETA NO CONGRESSO...SE FOSSEM TÃO BONZINHOS JÁ EM 78 REALIZARIAM ELEIÇÕES GERAIS! LEMBRANDO QUE A ANISTIA FOI UM MOVIMENTO DA ESQUERDA COM SETORES LIBERAIS APOIANDO. NÃO FOI DADA. TEVE PASSEATA EM TODO CANTO, CACHORRO MORDENDO PARLAMENTARES E MUITA PANCADARIA...PODE NÃO TER MATADO TANTO...MAS E DAÍ? REGIME FECHADO É GAME? QUEM MATA MAIS PODE MAIS? SE FICHOU GENTE ABESSA. O APARATO TECNOLÓGICO DE REPRESSÃO ERA EFICIENTE ... DIANTE DISSO ERA ADMISSIVEL A "INDIFERENÇA" DOS SETORES MÉDIOS. COMPROVADAMENTE FORAM OFERECIDOS IMÓVEIS PARA A CLASSE MÉDIA. COM CENSURA ERA TAMBÉM MUITO DIFÍCIL SABER O QUE ESTAVA OCORRENDO. A CENSURA PRÉVIA DUROU ATÉ 1975. HÁ PROCESSOS DE PERDA DE EMPREGO E "CAÇA AS BRUXAS" EM TODOS OS MEIOS. Fico arrepiado com essa revisão. O GRITO VIVA A MORTE! ...É um simbolo do fascismo. NÃO HOUVE FASCISMO CONFORME O CONCEITO REPRESENTA, mas ... POR AQUI. MAS SE MATOU, TORTUROU, CASSOU, CENSUROU,ATERRORIZOU E ATÉ HOJE OS ARQUIVOS DA REPRESSÃO NÃO ESTÃO LIBERADOS TOTALMENTE. AS FORÇAS ARMADAS NÃO ABREM . SEGUNDO FONTES MUITA COISA IMPORTANTE FOI QUEIMADA PARA NÃO DAR NA PINTA DE UMA "DITADURA" TÃO CRUEL. ISSO AINDA É PRÁTICA NOS QUARTÉIS HOJE. TEM GENTE SÓ PARA QUEIMAR DOCUMENTO. OS DOCUMENTOS DO ARAGUAIA VIRARAM CINZAS. OS CORPOS NINGUÉM SABE ONDE ESTÃO. NÃO ESQUEÇAM QUE FORA DO PAÍS MUITA GENTE FREIOU A DITADURA DENUNCIANDO O QUE OCORRIA AQUI DENTRO. A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DE CARTER TAMBÉM BAIXOU A BOLA DA GORILADA. ASSIM MESMO MARTARAM O HERZOG E MANOEL FIEL FILHO EM 1975. ALÉM DE FUZILAR O COMITE CENTRAL DO PCB NA LAPA-SP, GENTE QUE NADA TINHA HAVER COM A LUTA ARMADA. MUITA GENTE FICAVA DE OLHO NAS ORDENS DO DIA PRODUZIDAS COMO UM RECADO PARA A SOCIEDADE. CADA UMA DE ARREPIAR! CONHECI ALGUNS SOBREVIVENTES TORTURADOS. ELES NÃO ACHARAM BRANDURA ALGUMA NA PRISÃO. OS NOMES DOS TORTURADORES ESTÃO NO "BRASIL... TORTURA NUNCA MAIS". UM LIVRO QUE PEGUEI SÓ PARA REFRESCAR A MEMÓRIA. PODE NÃO SER BOM FAZER HISTÓRIA USANDO A MEMÓRIA...HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE...MAS SEMPRE QUE ESTIVE PRESENTE EM MANIFESTAÇÕES E LÍAMOS OS NOMES DOS DESAPARECIDOS, ERA ELA, A MEMÓRIA, QUE NOS CONDUZIA A UMA REFLEXÃO DAQUELE TEMPO. NÃO HAVIA OUTRO RECURSO. AGORA TEMOS AS ORDENS DO DIA E OS DOCUMENTOS QUE NÃO SÃO ABERTOS, ALÉM DE UM MATERIAL PRODUZIDO MUITO GRANDE EM LIVROS. NENHUM DELES AFIRMA QUE A DITADURA ERA MOLE PARA OS OPOSITORES DO REGIME. NEM faz corações infelizes com as outros ditaduras menos mortais pelo mundo. Ainda bem... Essa é uma novidade que precisa ser analisada para ver a quem interessa. Ultimamente a gente tem visto a imprensa fazer coisas como desqualificar o trabalho de PAULO FREIRE, como fez a VEJa, além de perder uma grande oportunidade e pautar assuntos de real interesse social. Nada dura muito na imprensa. As situações se desmancham sem acompanhamento e o desdobramento dos fatos, alguns muito graves. Estamos num momento de tanta violência que a nossa própria mente pode não dar conta do que se produz hoje com toda liberdade, embora com implicações comerciais restritivas, pode ser uma verdade produzida sem a presença da história. Muito mais evidente do que naqueles duros tempos da nossa ditadura, onde o boca a boca era uma alternativa quase única, se via conspiração em quase tudo e nem se imaginava que se gastaria menos papel e argumentos num futuro tão próximo. EDUARDO AFFONSOP.S :BATO NO PEITO: "FOI DURO VIVER NUMA DITADURA!" NÃO TENHO O MENOR ORGULHO. TENHO NOJO DE TODOS OS EFEITOS PERVERSOS DELA, QUE DESENVOLVEU O PAÍS( DE MODO CONSERVADOR). MAS QUE DEIXOU DE FORA A CAPACIDADE DE PRODUZIR MAOIRES OPORTUNIADES PARA TODOS! A ESCOLA PÚBLICA FOI SENDO DILAPIDADA. ATÉ A QUASE DESTRUIÇÃO. A CONCENTRAÇÃO DE RENDA E PODER AUMENTOU E NÃO SE PODE NEGAR A HERANÇA POLÍTICA PROMÍSCUA ENTRE LOBÕES E CORDEIROS E OUTROS BICHOS MISTURADOS A FÁUNA POLÍTICA. HÁ QUEM SINTA SAUDADES...AS QUINHENTAS FAMÍLIAS QUE MANDAM AGORA NÃO PRECISAM SENTIR. ESTÁ TUDO DOMINADO!

sexta-feira, 6 de março de 2009

carta ao jornal O DIA


Prezados amigos, Está impossivel viajar nos Ônibus das empresas OCIDENTAL E ORIENTAL, ambas em estado falimentar visível. Durante todas as manhã, ao longo da AVENIDA SANTA CRUZ, se fazem apostas de quantos veículos estarão quebrados ao longo da via. NINGUÉM POR AQUI JOGA MAIS NO BICHO. POR OUTRO LADO, O DESCASO É IMENSO COM OS SERES HUMANOS. NENHUM TIPO DE FISCALIZAÇÃO É OFERECIDA à POPULAÇÃO, que não sabe se ri ou chora esperando a PRÓXIMA condução quebrar. UMA SUSGESTÃO: Que tal uma simples matéria comparando o transporte da zona SUL com o da zona oeste? 100 anos de solidão(exclusão), pode ser o título da matéria! Já que ninguém consegue chegar ao trabalho, ou encontrar mais namorada... EM ESPECIAL realizem uma COMPARAÇÃO DE AVENIDAS da cidade. USEM O GPS e A CRIATIVIDADE DOS INFOBOYS PREMIADOS DO JORNAL. ELES GOSTARÃO DE CONHECER E FAZER ALGO BRILhANTE COM A IMAGEM DA ATUAL E HISTÓRICA AVENIDA SANTA CRUZ. NATURALMENTE EM OPOSIÇÃO COM A MODERNA E BEM SERVIDA VIARIAMENTE, NOSSA SENHORA DE COPACABANA. DO LADO DE CÁ, UMA FIGURA DE D. PEDRO I PODE SER USADA MONTADO NUM CAVALO MANCO. VAI FICAR BACANA. JÁ QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA. PELO LADO DA AVENIDA, rica Copacabana, UMA SEŔIE DE EMPRESAS de ÔNIBUS DISPUTANDO passageiros a tapa... ILUSTRES PASSAGEIROS DE "valor" DIFERENTE. CIDADÃOS mais cariocas? DEVEM SER...ou serão turistas, com dólares salvadores para a cidade...hum... a melhor parte dela...é mesmo a alta temporada do descaso! DE QUEBRA PASSEM NA CÂMARA DOS VEREADORES PARA SABER COMO ANDA A QUESTÃO DAS CONCESSÕES PARA O TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DA CIDADE. POR QUE PAROU, PAROU PORQUE? LEVANTEM AS PROMESSAS DA CAMPANHA RECENTE Á PREFEITURA. SERÁ QUE VÃO MESMO REVER AS COISAS, HAVERÁ LICITAÇÃO? VAMOS LÁ QUARTO PODER! BOTEM OS GAROTOS PARA CONHECER A CIDADE MARAVILHOSA SEM MAQUIAGEM... SOCORRO IMPRENSA!!! SERIA MUITO BOM HAVER TRANSPARÊNCIA ! A REALIDADE OCULTA O TRATAMENTO DISCRIMINATÓRIO EM RELAÇÃO AO USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO CONCEDIDO. É O EFEITO DA POLÍTICA POR NOSSAS BANDAS. ACASO HAVERIA ALGUM ABUSO DE PODER OCORRENDO NA ZONA OESTE? NÃO... CONVIDEM O PREFEITO(aquele do choque de ordem para inglês ver...), PARA DAR UMA VOLTINHA nas NOSSAS CARROÇAS DA LINHA 397(CENTROXCAMPO GRANDE). INVENTEM UM JOÃO BURACÃO para bancar o faceiro passageiro do lado...já que é um "boneco", assim somos tratados, conforme a gíria dos "leões", que dirigem corajosamente esses veículos que desmontam como se fossem aquele velho calhambeque do saudoso carequinha...só que sem a menor graça... CHOQUE DE OVNI JÁ QUE EXISTE UNIÃO ENTRE O ESTADO E A PREFEITURA, ESTENDAM O CONVITE AO CABRAL. QUEM SABE ELE DESCOBRE A REALIDADE FORA DO HELICÓPITERO, QUE O LEVA PARA CASA COM SEGURANÇA E RAPIDEZ. AS PEROCUPAÇÕES DO GOVERNADOR COM A A.N.A.C SÃO JUSTAS EM RELAÇÃO AO GALEÃO. MAS SERIA BOM QUE ELE COLOCASSE OS PÉS NO CHÃO. A AVENIDA SANTA CRUZ O ESPERA. ELE PODE ENTRAR NUMA DESSAS COISAS, QUE NOS FAZEM CORRER RISCOS E PARECEM QUERER NOS ABDUSIR PARA O OUTRO MUNDO... TURBULÊNCIA QUE NADA, O LANCE AQUI EM BAIXO É SOLAVANCO! BEM MAIORES DO QUE AS SURPRESAS " DE QUEM ANDA DE AVIÃO". AS MÁQUINAS DAQUI NÃO LEVANTAM VÔO, NÃO SENHOR. RODAM SEM FREIOS E PNEUS CARECAS. ISSO É PÚBLICO. TODO MUNDO SABE QUE OCORRE. AS NOSSAS SUBURBANAS CABEÇAS PARECEM SER AS ÚNICAS DE FATO ESQUENTAM COM A SITUAÇÃO. QUANDO SERÁ QUE VAI CHOVER, QUE NÃO SEJA CHUVA DE CANGALHA OU ÓLEO DE PERÓBA? QUE CALOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Atenciosamente, Eduardo Pimentel Affonso.SENADOR VASCONCELOS-RIO.p.s; não há como escapar. O transporte ferroviário ainda não está blindado. As balas comem solto nas comunidades paralelas a AVENIDA SANTA CRUZ, para quem tenta uma alternativa para o uso de direito de ir e vir. Alô CENTRAL! Ecomenda um Caveirão coreano, mas tem que ter ar condicionado!!!!! Chi.....não publiquem essa coisa...estamos na segunda maior metrópole do país...imagina!!! PORTO alegre tem até poesia impressa nos ÔNIBUS...MELHOR, eles existem...paratodos! deve ser a migração...ou o bom uso do dinheiro, O NOSSO... e fiscalização, DA BUROCRACIA... que vai as ruas sem estadalhaço ...vá saber...cidade partida do ZUENIR, minha tua e de cada dia....porcas, parafusos e obtusos pelo caminho...êta Rio de Janeiro... 444 aninhos!