sexta-feira, 10 de junho de 2011

LIVROS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Livro reúne exercícios de leitura e escrita para alunos de graduação


Débora Motta

Reprodução
Livro coloca conceitos gramaticais
a serviço da produção de textos

Dominar o idioma pátrio e saber se expressar bem, tanto na comunicação oral como na escrita, é um pré-requisito básico para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Para ajudar os alunos dos diversos cursos de graduação do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) a aprimorar suas habilidades de leitura e escrita na língua portuguesa, pesquisadores da instituição elaboraram um material didático de fácil compreensão: o livro Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Superior (ed. Freitas Barros). Com organização de Maria da Graça Cassano e coordenação de Maria Geralda de Miranda e Ana Maria Pires Novaes – professoras do Laboratório Multidisciplinar de Estudos da Linguagem: Pesquisas, Eventos, Metodologias e Produção de Material Didático-Pedagógico (Lamel), da Unisuam –, a obra é uma ferramenta prática para ajudar no desenvolvimento da competência textual e discursiva dos estudantes.

O livro nasceu da necessidade de elaborar um material acadêmico próprio para a disciplina Leitura e Produção de Textos, ministrada aos alunos recém-chegados na universidade, em todos os cursos da Unisuam. “Já se trabalha com leitura e produção de textos em todos os cursos desde antes de 2002, quando ingressei na instituição, mas cada professor produzia um material próprio e alguns davam um enfoque muito gramatical”, lembra a professora Maria da Graça Cassano. Além de padronizar o material didático do curso, o livro prioriza os exercícios de leitura e escrita. Nele, os conceitos gramaticais estão a serviço da produção de sentidos do texto. “Montamos um manual prático para ensinar os gêneros mais utilizados no ambiente acadêmico, como resumo, resenha, relatório, ensaio e fichamento. Também ensinamos como fazer citações de outros autores no texto acadêmico sem que elas sejam confundidas com plágio”, conta.

Para contemplar as temáticas fundamentais ao desenvolvimento das práticas discursivas dos alunos, o livro foi organizado em oito unidades, cada uma delas acompanhada por um estudo dirigido com exercícios extras. Eles deverão ser feitos fora da sala de aula, mas sempre com acompanhamento posterior do mestre. Entre os temas discutidos estão o conceito de texto, voltado para uma concepção multisemiótica, na unidade 1; as diferenças entre as línguas oral e escrita, na unidade 2; o estudo dos tipos textuais, como narração, descrição, dissertação e injução, na unidade 3; a constituição da narração e da dissertação, respectivamente abordadas nas unidades 4 e 5; e, por fim, a elaboração dos gêneros acadêmicos: resumo, resenha, ensaio e relatório, nas unidades 6, 7 e 8.

Para a professora Maria da Graça Cassano, trabalhar as capacidades de leitura e escrita dos alunos no nível superior é fundamental para suprir antigas lacunas de conhecimento na língua portuguesa, que muitas vezes passam batidas desde o colégio até a faculdade. “Muitos estudantes chegam ao nível superior ainda com dificuldades básicas em português e produção textual. Às vezes, até a interpretação correta de um texto é um problema. As experiências educacionais anteriores dos alunos, de um modo geral, são heterogêneas, mas eles costumam apresentar dificuldades quanto à leitura e escrita. E nem se pode atribuir somente à escola pública a responsabilidade pelo problema, porque mesmo a rede particular, com as exceções de praxe, também não realiza um trabalho, de fato, a contento”, avalia a educadora. Por isso, o material foi elaborado com muitos exercícios, para agilizar o processo de aprendizagem.

A obra é resultado de um projeto multidisciplinar com ênfase nos Estudos da Linguagem, contemplado pela FAPERJ com o edital de Apoio a Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, que viabilizou a aquisição da infraestrutura necessária para a montagem do Lamel. “O apoio da Fundação permitiu a aquisição de equipamentos e mobiliário. Hoje, temos um espaço físico com computadores, internet, scanners, impressoras, TVs e datashow, ou seja um material para garantir as condições de desenvolvimento e as produções do grupo”, conclui.

© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.


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