quarta-feira, 22 de outubro de 2008

HÁ 30 ANOS A DITADURA ARGENTINA QUASE CAIA


30 mil desaparecidos



Qual seria o resultado para a ditadura mais sangrenta do cone sul caso a seleção de futebol argentina tivesse perdido para a Holanda na grande final da copa do mundo de 1978? Há 30 anos a Ditadura governada pela junta militar que assassinou 30 mil opositores respirou aliviada pelo resultado de 2x1. Fundamentalmente, o futebol sempre foi ultilizado pelo poder, seja ele qual for. Mas especificamente, no caso argentino, a junta teve uma sobrevida impulsionada pela conquista do mundial. O que acabou não ocorrendo após 1981, quando a derrota no campo de batalha real entre ingleses e argentinos, que disputaram as Malvinas-Falklands, enterrou de vez a segunda tentativa de sobrevida do regime. O argentinos perderam a guerra e a junta caiu.
O trabalho investigativo de muitos jornalistas e historiadores pode estar mudando o jogo da cena montada para a vitória argentina. Tuda a história do mundial volta a ganhar força após 30 anos. Aparecem indícios de suborno, uso de drogas, ligações da junta com o narco- tráfico(cartel de Cali)e de fatos que estiveram incobertos pela ditadura. Um deles dá conta de uma visita de VIDELA ao LADO DE KISSINGER ao vestiário da equipe do Peru. O Peru perdeu de 6x0 num jogo muito supeito, que pejudicou as pretensões do Brasil de chegar a final.
EA
p.s;ontem no OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA-TVE. o lendário ALBERTO DINES investigou os fatos ocorridos durante o mundial de 1978. Um trabalho primoroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM-VINDO(A)!